A necessidade de repensar práticas educacionais, principalmente em função de uma sociedade que exige a formação de indivíduos que sejam capazes de agir com autonomia e com protagonismo na construção do conhecimento, demanda a proposição de pesquisas que versem sobre o cenário educacional atual, considerando os agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Cientes de que a sociedade tem mudado em razão dos avanços tecnológicos, na condição de estudiosos que se concentram na interface entre linguagem e tecnologia, devemos voltar o nosso olhar para temáticas que não podem ser negligenciadas na educação, tais como a presença de tecnologias dentro e fora do espaço escolar, a mudança nas metodologias de ensino para que estas atendam às demandas formativas dos estudantes, a alteração dos papéis dos indivíduos na prática educativa, a carência de formação docente, etc. Nesse sentido, a questão que motiva o presente projeto se sustenta na conjunção dessas temáticas, a saber: quais as implicações do uso de metodologias ativas/inovadoras e de tecnologias educacionais aplicadas à formação docente e ao processo de ensino e aprendizagem na interface linguagens e tecnologia? A partir dessa questão, temos como objetivo geral investigar as implicações do uso de metodologias ativas/inovadoras e de tecnologias educacionais aplicadas à formação docente e ao processo de ensino e aprendizagem na interface linguagens e tecnologia. Para o cumprimento desse propósito, metodologicamente, situamos essa investigação na abordagem qualitativa de pesquisa, recorrendo a pesquisa aplicada, uma vez que buscamos, além de mapear conhecimentos registrados em forma de pesquisa, intervir em realidades de formação docente e de ensino e aprendizagem, focalizando o uso de metodologias ativas/inovadoras e de tecnologias educacionais. Portanto, esperamos que os resultados dessa pesquisa, bem como de pesquisas que dela venham a ser pensadas, possam contribuir para a promoção de um ensino e aprendizagem de qualidade e compatível com as exigências sociais.