ESPAÇO LITERAL: UM JOGO QUE PROMOVE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA (VERSÃO ANALÓGICA)

MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS METATEC: METODOLOGIAS INOV-ATIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS APLICADAS À FORMAÇÃO DOCENTE E AO ENSINO E APRENDIZAGEM

Detalhes

Descrição

Espaço Literal é um jogo de tabuleiro educativo e envolvente, voltado para crianças a partir de 12 anos e ideal para grupos de 2 a 4 jogadores. Nele, os participantes assumem o papel de astronautas em uma missão de exploração ao planeta fictício Espaço Literal, onde cada desafio está relacionado ao universo da Língua Portuguesa.

Ao longo da jornada, os jogadores enfrentam perguntas, tarefas e dinâmicas que exploram conteúdos gramaticais. A proposta do jogo é transformar o aprendizado em uma experiência divertida e colaborativa, estimulando o raciocínio, a criatividade e o trabalho em equipe.

O jogo Espaço Literal é uma ferramenta pedagógica que alia entretenimento e aprendizagem, tornando o estudo da língua mais atrativo, significativo e interativo.

Espaço Literal - Jogo de Tabuleiro Analógico

Para acessar o Guia Didático do Jogo Educacional de Língua Portuguesa "ESPAÇO LITERAL", clique aqui.

Espaço Literal: um jogo que promove a aprendizagem colaborativa no ensino da Língua Portuguesa (versão analógica)

JANAINA RASO RIBEIRO

Possui graduação em letras (Licenciatura) pela Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte (UnP). Pós-graduação em Gestão Escolar pela Faculdade Centro-Oeste (FACEO) e Pós-graduação em Gestão de Negócios e Marketing pelo Instituto Universitário Cândido Mendes, IUCAM/RJ. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/UFRN), na linha de pesquisa em Tecnologias Educacionais.

ALLINE SILVA MEDEIROS DOS SANTOS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário UNIFACEX, e em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI . Atualmente, é estudante do mestrado profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN. Dentre as atividades acadêmicas, tem se dedicado à área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo de Gêneros Discursivos, Letramento Digital, Práticas Educativas com Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas.

LUZIA LINIANE DO NASCIMENTO SILVA

Possui graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/UFRN), na linha de pesquisa em Tecnologias Educacionais.

DANIEL DA SILVA PORTUGAL

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2004). Especialista em Literatura Comparada pela UFRN. Mestrado em Estudos da Linguagem pela UFRN. Atualmente é professor do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura Municipal da Santo Antônio.

KLEBER TAVARES FERNANDES

Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Potiguar (1998), especialização em Redes de Computadores pela UFRN (2000), MBA em Gestão de Projetos de TI pela Faculdade de Natal (2010), Mestrado em Sistemas e Computação pela UFRN (2014) e Doutorado em Ciência da Computação pela UFRN (2021). Atualmente, é pós-doutorando em Computação no DIMAP/UFRN. Atua como professor efetivo no Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Campus Angicos/RN. É também professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), vinculado ao Instituto Metrópole Digital da UFRN. Tem experiência na área de Tecnologia, com ênfase em Informática na Educação, Ensino de Computação, Pensamento Computacional, Tecnologias Educacionais e Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais.

ARLETE DOS SANTOS PETRY

Coordenadora do núcleo de artes visuais do PIBID UFRN/CAPES Professora Mestrado/Doutorado em Inovação em Tecnologias Educacionais - PPgITE Professora Mestrado em Artes - ProfArtes Assessora Acadêmica do CCHLA Professora Adjunta do Departamento de Artes Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, RN, Brasil http://lattes.cnpq.br/7426037066308934 orcid.org/0000-0003-3120-8501

LUCÉLIO DANTAS DE AQUINO

Possui doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2015), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, 2010), especialização em Tecnologias Educacionais (UFRN, 2019) e graduação em Letras (UERN, 2007). É professor do Magistério Superior no Bacharelado em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), na área de Práticas de Leitura e Escrita em Português, em regime de dedicação exclusiva. Atua também como docente no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/IMD). Atualmente, lidera o Grupo de Pesquisa em Linguagem, Ensino e Tecnologias Educacionais (LEnTEdu/IMD-UFRN). Desenvolve pesquisas na interface entre Educação, Linguagens e Tecnologias, com ênfase em Letramento Digital, Multimodalidade Discursiva, Práticas de Leitura e Escrita, Práticas Educativas com Tecnologias, Metodologias Ativas e Formação de Professores.