Sequência didática: a declaração universal dos direitos humanos e a composição do repertório sociocultural

MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS METATEC: METODOLOGIAS INOV-ATIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS APLICADAS À FORMAÇÃO DOCENTE E AO ENSINO E APRENDIZAGEM Link para o TCC - https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55725

Detalhes

Descrição

O presente material trata-se de uma Sequência Didática (SD) voltada para o Ensino Médio, organizada com base na BNCC e no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A a SD busca desenvolver competências de leitura, escrita e argumentação por meio da articulação entre os Direitos Humanos, o gênero dissertativo-argumentativo e o uso de repertório sociocultural.

A proposta tem carga horária de 12h30, utiliza ferramentas digitais (como Padlet) e segue uma abordagem ativa e multimodal. O material apresenta orientações tanto para professores quanto para estudantes, incluindo atividades práticas, leituras, vídeos, análise de redações do ENEM, e culmina na produção de um texto argumentativo com base na pergunta norteadora: "Deve existir limites para a pesquisa científica?"

O objetivo central é promover o pensamento crítico, o protagonismo estudantil e o uso ético do repertório sociocultural em práticas de linguagem.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Para ter acesso ao material da "Sequência didática: A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Composição do Repertório Sociocultural", clique aqui.

Organizadores

RUSSIANA COSTA SANTOS DA SILVA

Graduada em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas (2013), pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Especialista em Língua Portuguesa com ênfase em gramática (2014) pelo Instituto Superior de Educação de Pesqueira - ISEP e em Mídias na Educação (2016) pela UERN. Mestra em Inovação em Tecnologias Educacionais (2023) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora da rede estadual do Rio Grande do Norte com experiência na área de Educação, como docente de Língua Portuguesa, Artes, Pós-Médio e disciplinas Eletivas. Atualmente está na função de apoio pedagógico da EETI Professora Clara Tetéo em Macau-RN.

LUCÉLIO DANTAS DE AQUINO

Possui doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2015), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, 2010), especialização em Tecnologias Educacionais (UFRN, 2019) e graduação em Letras (UERN, 2007). É professor do Magistério Superior no Bacharelado em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), na área de Práticas de Leitura e Escrita em Português, em regime de dedicação exclusiva. Atua também como docente no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/IMD). Atualmente, lidera o Grupo de Pesquisa em Linguagem, Ensino e Tecnologias Educacionais (LEnTEdu/IMD-UFRN). Desenvolve pesquisas na interface entre Educação, Linguagens e Tecnologias, com ênfase em Letramento Digital, Multimodalidade Discursiva, Práticas de Leitura e Escrita, Práticas Educativas com Tecnologias, Metodologias Ativas e Formação de Professores.

SELMA ALAS MARTINS

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação- Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa pós-doutoral na Université de Lyon 2- França. Foi Professora de Língua Francesa de 1995-2018- DLLEM/UFRN. Atualmente é professora permanente do programa de Pós-graduação em Inovações em Tecnologia Educacionais- PPgITE/UFRN. Dentre as atividades acadêmicas e científicas tem se dedicado à área da Educação, Linguagens e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas educativas com tecnologias digitais, estratégias de ensino e aprendizagem, intercompreensão de línguas românicas, metodologias ativas e formação de professores. É integrante do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Ensino e Tecnologias Educacionais (LENTEDU)- IMD/UFRN. Possui projetos de formação e inserção da intercompreensão entre línguas românicas na educação básica pública, do município de Natal/RN.