MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Link para o TCC - https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46963
O presente material foi cuidadosamente preparado, a fim de servir de guia para a aprendizagem de conceitos relacionados à matéria e energia. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que norteia o ensino das competências e habilidades para a educação básica, nessa unidade temática a aprendizagem ocorre a partir do estudo sobre a ocorrência, utilização e processamento de recursos naturais e energéticos empregados na geração de diferentes tipos de energia e na produção e no uso responsável de materiais diversos. Desse modo, o material de estudo visa abordar conceitos sobre a geração de energia elétrica e como ocorre a sua distribuição em nossas residências. Para isso, são usados alguns componentes eletrônicos para compreender sobre as principais fontes e tipos de energia usadas em nosso cotidiano, a partir da montagem de um projeto de uma residência, usando as peças que acompanham o material didático. Com esse material, o estudante terá a oportunidade de botar a mão na massa enquanto aprende, além de conseguir avaliar sua aprendizagem ao final de cada atividade realizada.
Possui graduação em Licenciatura em Computação pela Universidade Estadual da Paraíba (2017). Mestre em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022). Tem interesse principalmente pelos temas: Informática na Educação, Robótica Educacional, Impressão 3D para educação, tecnologias digitais integradas ao currículo por competências.
Doutor em Engenharia da Computação pela UFRN. Atualmente é professor Associado da UFRN, atuando na graduação na ECT (Escola de Ciências e Tecnologia) e na pós-graduação na ECT e IMD (Instituto Metrópole Digital). É pesquisador e coordenador da Rede de Laboratórios Natalnet, atuando principalmente nos seguintes temas: Metaverso, Ambientes Virtuais Colaborativos Massivos, TV Digital Interativa, Sistemas Web, Aplicações de Robótica, Realidade Virtual e Engenharia de Software.
Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (IMD- UFRN). Coordenadora do Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Contexto Educacional (LATIC - UFERSA, Angicos).