LITERATURA INFANTIL COMO ESTRATÉGIA PARA ESTIMULAR HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

LITERATURA INFANTIL COMO ESTRATÉGIA PARA ESTIMULAR HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

A partir da pesquisa "Literatura Infantil como estratégia para estimular habilidades do pensamento computacional: uma proposta para professores do Ensino Fundamental", que propôs o uso de clássicos da literatura infantil como uma forma de trabalhar o pensamento computacional de maneira desplugada, visando alcançar diferentes realidades, foi criado um e-book com um copilado de atividades para este fim, reunindo, além disso, informações básicas para que professores do Ensino Fundamental naveguem no universo do Pensamento Computacional, desenvolvendo assim, segurança para levá-lo para suas salas de aula.

Como usar Literatura Infantil para ensinar Pensamento Computacional: uma abordagem pensada para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Descrição

Este e-book é resultado  da dissertação de mestrado de Mariana Alves Dantas, aluna do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE).

Trata-se de um material feito de professor para professor, elaborado com o objetivo de apresentar o Pensamento Computacional, uma habilidade voltada à resolução de problemas a partir de conceitos da Computação. Para isso, foram utilizados recursos já conhecidos por muitos professores: As histórias infantis.

Acesse o e-book na íntegra: E-book "Como usar Literatura Infantil para ensinar Pensamento Computacional: uma abordagem pensada para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental"


Equipe

Mariana Alves Dantas

Mestra em Inovação em Tecnologias Educacionais

Célia Maria de Araújo

Orientadora