A Ouvidora do TCE/RN é o canal de acesso da sociedade ao
órgão e todas suas informações. Ela é responsável por receber e atender as
diversas sugestões, críticas, reclamações, denúncias e pedidos de informações a
respeito dos diversos setores internos do órgão. Esse projeto tem a característica de ser uma nova versão do
Painel da Ouvidoria 2021, o qual foi desenvolvido para auxiliar a ouvidoria em
seu papel de atendimento ao público e tem como objetivo principal facilitar o
acompanhamento de ocorrências do setor através do cálculo de indicadores de
desempenho e eficiência e do fornecimento de visualizações gráficas do
histórico de atendimento. Esse trabalho de continuação tem o objetivo de realizar a
integração do sistema Kairós (https://agir.ufrn.br/vitrine/programas/1566),
desenvolvido pela UFRN, como fonte de informação de ocorrências da Ouvidoria.
Além disso, também é realizada a atualização do leiaute do painel para a nova
versão, a adequação do painel aos casos de uso do usuário com base no feedback
de um ano de uso e a adição de uma página referente a pesquisa de satisfação
dos usuários. Com a finalização do projeto, esse painel se torna um local
de centralização das informações relacionadas à Ouvidoria, facilitando o dia a
dia dos servidores e, também, participa do processo de padronização visual dos
painéis do TCE-RN e ajuda na criação de uma identidade visual para a
instituição e, também, promove melhorias relacionadas à experiência do usuário. Nesse projeto, foi seguida a estrutura de BI do TCE-RN, o
projeto foi desenvolvido utilizando a ferramenta Pentaho Data Integration (PDI)
para a criação e para o agendamento de execução das ETL’s, e a ferramenta de
Business Intelligence da Microsoft, PowerBI, para o desenvolvimento do painel
de visualizações.
Residente