Plano de Dados Abertos

RESIDÊNCIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À ÁREA JURÍDICA - TURMA TCE/RN

Detalhes

Descrição

A iniciativa de implantação da Política de Dados Abertos foi um dos projetos da Residência de TI do IMD em parceria com o Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte. O contexto do projeto, liderados por servidores do TCE/RN, se insere no cenário da Parceria para o Governo Aberto, uma iniciativa em que vários países procuram desenvolver ações nos eixos de transparência, participação social, accountability e inovação.

O objetivo principal do projeto foi desenvolver uma estruturação do processo de abertura de dados do órgão. O processo envolveu a criação de uma Minuta de Resolução própria para a institucionalização de uma Política de Dados Abertos; o Plano de Dados Abertos, um documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de dados; e um novo Portal de Dados Abertos criado numa plataforma aberta de catálogo de dados, o CKAN.

Além disso, a experiência da Residência oportunizou a participação do grupo em eventos acadêmicos ou organizados pela sociedade civil, onde foi possível compartilhar as experiências e fomentar a cultura e importância do uso e reuso dos dados abertos para o controle social. Imaginamos que as ações iniciadas na curso devem continuar dentro e fora da instituição, a fim de otimizar os processos internos em relação ao uso de dados e fomentar a participação social no controle da administração pública, respectivamente.

Equipe

Frederico Nunes do Pranto Filho

Servidor/TCE-RN

Lindemberg Silva Pereira

Servidor/TCE-RN