MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Link para o TCC - https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/61197
Com os avanços da ciência e da tecnologia, ao longo da vida os profissionais de saúde precisam possuir conhecimentos específicos e se manterem atualizados para realizar práticas assistenciais adequadas e com qualidade. Contudo, a alta demanda de trabalho e a limitação de tempo dificultam a participação em capacitações tradicionais, que muitas vezes são extensas, com conteúdos longos, e não focadas nas necessidades específicas de cada contexto. Como resultado, muitos profissionais acabam não iniciando ou abandonando esses cursos devido à falta de tempo ou motivação. Nesse cenário, a Educação Permanente em Saúde (EPS) pode se beneficiar do uso do microlearning, que oferece pequenas unidades de conteúdo que podem ser acessadas sob demanda e aplicadas imediatamente. No entanto, ao disponibilizar uma grande quantidade de conteúdos curtos, surge o desafio de garantir que o profissional consiga localizar rapidamente o material adequado para atender sua necessidade informacional em determinado momento de trabalho.
Assim, o produto técnico se trata do projeto de interface de um mecanismo de busca em sistema de informação digital no contexto do microlearning, em que profissionais de saúde podem buscar por informações sob demanda no seu processo de educação permanente no local de trabalho.