PROTOCOLO PARA A AVALIAÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO BASEADO NA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Detalhes

Descrição

O protocolo para a avaliação dos jogos digitais para alfabetização está fundamentado nos princípios da psicogênese da língua escrita. O instrumento poderá ser útil na seleção de jogos digitais voltados para a alfabetização de crianças, bem como para a análise de jogos para esse ciclo por parte dos pesquisadores e estudiosos do tema. Ele também poderá servir de referência para os designers de jogos digitais direcionados a alfabetização tanto para orientação quanto para a avaliação dos jogos elaborados.

Protocolo para avaliação de jogos educacionais digitais

Equipe

Maria José Moreira da Silva

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2009) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É especialista em Psicopedagogia pela Faculdade IBRA. Mestra em Inovação em Tecnologia Educacional (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). Atua na rede estadual de ensino, no Núcleo de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (NUDEA) da Primeira Gerência Regional de Ensino (1ª GRE), localizada no munícipio de João Pessoa (PB). Tem interesse em estudos sobre alfabetização, jogos digitais e tecnologias aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem.

Arlete dos Santos Petry

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2010). É professora adjunta do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na área de Arte/Educação e professora permanente do Programa de Mestrado ProfArtes no Departamento de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais no Instituto Metrópole Digital-UFRN. É Professora coordenadora da área de Artes Visuais do projeto PIBID CAPES/UFRN. Autora do livro “Jogo, Autoria e Conhecimento: fundamentos para uma compreensão dos games”.