Guia Rápido OHMLY

MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Link para o TCC - https://drive.google.com/file/d/1D44UCQ3g2u--dQyeJlgD-FXVuzfek2gG/view?usp=sharing

Detalhes

GUIA RÁPIDO OHMLY

    O OHMLY é um kit didático desenvolvido no âmbito de uma pesquisa de mestrado, voltado ao ensino da Primeira Lei de Ohm no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), podendo ser utilizado no ensino regular. Composto por uma placa Arduino e componentes eletrônicos de fácil manuseio, o kit foi projetado para aproximar teoria e prática, permitindo que os estudantes construam circuitos simples, realizem experimentos e compreendam de forma mais concreta a relação entre tensão, corrente e resistência elétrica. Sua proposta é favorecer uma aprendizagem significativa por meio da experimentação prática e do protagonismo dos educandos.

Equipe

Wendresson Christian Lourenço de Carvalho

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2016), especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN, 2021) e mestrado em Inovação em Tecnologias Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais da UFRN (2025). Atua como professor de Robótica Educacional nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e como professor de Física no Ensino Médio. É orientador de equipes de Robótica em competições nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), e pesquisador da área de impressão 3D, desenvolvendo projetos práticos com máquinas de prototipagem. Atualmente, integra um grupo de pesquisa e produção de materiais didáticos para o ensino de Robótica Educacional, com livros já publicados. Suas áreas de interesse incluem metodologias ativas, robótica educacional, ensino de Ciências e Física, Aprendizagem Significativa e a implementação do ensino de Computação na Educação Básica.

Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui

Possui Graduação em Ciências da Computação pela UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte) em 2003, Mestrado em Sistemas e Computação pela UFRN (2004). Doutor em Engenharia da Computação pela UFRN. Atualmente é professor Associado da UFRN, atuando na graduação na ECT(Escola de Ciências e Tecnologia) e na pós-graduação na ECT e IMD(Instituto Metrópole Digital). É pesquisador e coordenador nos laboratórios LAR(Laboratório de Automação e Robótica) e TEAM(Laboratório de Tecnologias Educacionais, Assistivas e Multimídia), atuando principalmente nos seguintes temas: Metaverso, Ambientes Virtuais Colaborativos Massivos, TV Digital Interativa, Sistemas Web, Aplicações de Robótica, Realidade Virtual, Engenharia de Software e Arte Telemática. Vem atuando fortemente na formação de pessoas para atuarem em ambientes de Inovação e Empreendedorismo. Já participou da formação de mais de 10 startups, incluindo a Roboeduc e Faceponto.