MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Link para o TCC - https://drive.google.com/file/d/1D44UCQ3g2u--dQyeJlgD-FXVuzfek2gG/view?usp=sharing
O OHMLY é um kit didático desenvolvido no âmbito de uma pesquisa de mestrado, voltado ao ensino da Primeira Lei de Ohm no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), podendo ser utilizado no ensino regular. Composto por uma placa Arduino e componentes eletrônicos de fácil manuseio, o kit foi projetado para aproximar teoria e prática, permitindo que os estudantes construam circuitos simples, realizem experimentos e compreendam de forma mais concreta a relação entre tensão, corrente e resistência elétrica. Sua proposta é favorecer uma aprendizagem significativa por meio da experimentação prática e do protagonismo dos educandos.
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2016), especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN, 2021) e mestrado em Inovação em Tecnologias Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais da UFRN (2025). Atua como professor de Robótica Educacional nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e como professor de Física no Ensino Médio. É orientador de equipes de Robótica em competições nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), e pesquisador da área de impressão 3D, desenvolvendo projetos práticos com máquinas de prototipagem. Atualmente, integra um grupo de pesquisa e produção de materiais didáticos para o ensino de Robótica Educacional, com livros já publicados. Suas áreas de interesse incluem metodologias ativas, robótica educacional, ensino de Ciências e Física, Aprendizagem Significativa e a implementação do ensino de Computação na Educação Básica.
Possui Graduação em Ciências da Computação pela UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte) em 2003, Mestrado em Sistemas e Computação pela UFRN (2004). Doutor em Engenharia da Computação pela UFRN. Atualmente é professor Associado da UFRN, atuando na graduação na ECT(Escola de Ciências e Tecnologia) e na pós-graduação na ECT e IMD(Instituto Metrópole Digital). É pesquisador e coordenador nos laboratórios LAR(Laboratório de Automação e Robótica) e TEAM(Laboratório de Tecnologias Educacionais, Assistivas e Multimídia), atuando principalmente nos seguintes temas: Metaverso, Ambientes Virtuais Colaborativos Massivos, TV Digital Interativa, Sistemas Web, Aplicações de Robótica, Realidade Virtual, Engenharia de Software e Arte Telemática. Vem atuando fortemente na formação de pessoas para atuarem em ambientes de Inovação e Empreendedorismo. Já participou da formação de mais de 10 startups, incluindo a Roboeduc e Faceponto.