Avaliação Pedagógica de Jogos Digitais Educacionais: Um guia para desenvolvedores do ColabEduc

MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Avaliação de Jogos Digitais Educacionais

Descrição

Muitos bacharelandos em Ciências e Tecnologia estão apenas iniciando sua trajetória no campo da programação e, em geral, não possuem formação ou experiência pedagógica. Esta limitação pode comprometer a qualidade educacional dos jogos desenvolvidos no ColabEduc, uma vez que a ausência de fundamentação didática tende a enfraquecer o potencial de aprendizagem dos recursos criados. Este guia prático tem como finalidade orientar os bacharelandos em Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no desenvolvimento de jogos digitais educacionais para a plataforma ColabEduc, aproximando-os do universo pedagógico e auxiliando-os na criação de jogos digitais educacionais com intencionalidade pedagógica.

Guia Prático Desenvolvedores de Jogos Digitais Educacionais

Equipe

YARA CAMILA MACEDO LOPES

Pedagoga pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e mestre em Inovação e Tecnologias Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, é servidora pública efetiva do município de Ceará-Mirim e atua como professora no Ensino Fundamental I. Este material é fruto da pesquisa de dissertação intitulada: “Avaliação pedagógica de jogos digitais de matemática para o 3º ano do ensino fundamental I na plataforma ColabEduc” orientada pela professora orientadora Drª Akynara Aglaé R. S. S. Burlamaqui e pelo professor coorientador Drº Kleber Tavares Fernandes.

Akynara Aglaé Burlamaqui

Pedagoga (Centro de Educação, UFRN, 2002). Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (IMD- UFRN). Líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Inovação, Tecnologias e Acessibilidade (EITA).Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) - UFERSA, Angicos. Cofundadora da RoboEduc, Escola de Programação e Robótica, Natal, RN. Participa pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Educacionais, Assistivas e Multimídia (Npiti, IMD, UFRN). Participa de projetos de pesquisa / extensão envolvendo Tecnologias Educacionais, Aprendizagem Criativa, Robótica Educacional, Jogos Digitais Educacionais, Formação e Prática Docente.

Kleber Tavares Fernandes

Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Potiguar (1998), especialização em Redes de Computadores pela UFRN (2000), MBA em Gestão de Projetos de TI pela Faculdade de Natal (2010), Mestrado em Sistemas e Computação pela UFRN (2014) e Doutorado em Ciência da Computação pela UFRN (2021). Atualmente, é pós-doutorando em Computação no DIMAP/UFRN. Atua como professor efetivo no Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Campus Angicos/RN. É também professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), vinculado ao Instituto Metrópole Digital da UFRN. Tem experiência na área de Tecnologia, com ênfase em Informática na Educação, Ensino de Computação, Pensamento Computacional, Tecnologias Educacionais e Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais.