MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Muitos bacharelandos em Ciências e Tecnologia estão apenas
iniciando sua trajetória no campo da programação e, em
geral, não possuem formação ou experiência pedagógica. Esta
limitação pode comprometer a qualidade educacional dos
jogos desenvolvidos no ColabEduc, uma vez que a ausência de
fundamentação didática tende a enfraquecer o potencial de
aprendizagem dos recursos criados. Este guia prático tem como finalidade orientar os bacharelandos em
Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande
do Norte (UFRN) no desenvolvimento de jogos digitais
educacionais para a plataforma ColabEduc, aproximando-os
do universo pedagógico e auxiliando-os na criação de jogos
digitais educacionais com intencionalidade pedagógica.
Pedagoga pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e mestre em Inovação e Tecnologias Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, é servidora pública efetiva do município de Ceará-Mirim e atua como professora no Ensino Fundamental I. Este material é fruto da pesquisa de dissertação intitulada: “Avaliação pedagógica de jogos digitais de matemática para o 3º ano do ensino fundamental I na plataforma ColabEduc” orientada pela professora orientadora Drª Akynara Aglaé R. S. S. Burlamaqui e pelo professor coorientador Drº Kleber Tavares Fernandes.
Pedagoga (Centro de Educação, UFRN, 2002). Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (IMD- UFRN). Líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Inovação, Tecnologias e Acessibilidade (EITA).Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) - UFERSA, Angicos. Cofundadora da RoboEduc, Escola de Programação e Robótica, Natal, RN. Participa pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Educacionais, Assistivas e Multimídia (Npiti, IMD, UFRN). Participa de projetos de pesquisa / extensão envolvendo Tecnologias Educacionais, Aprendizagem Criativa, Robótica Educacional, Jogos Digitais Educacionais, Formação e Prática Docente.
Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Potiguar (1998), especialização em Redes de Computadores pela UFRN (2000), MBA em Gestão de Projetos de TI pela Faculdade de Natal (2010), Mestrado em Sistemas e Computação pela UFRN (2014) e Doutorado em Ciência da Computação pela UFRN (2021). Atualmente, é pós-doutorando em Computação no DIMAP/UFRN. Atua como professor efetivo no Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Campus Angicos/RN. É também professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), vinculado ao Instituto Metrópole Digital da UFRN. Tem experiência na área de Tecnologia, com ênfase em Informática na Educação, Ensino de Computação, Pensamento Computacional, Tecnologias Educacionais e Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais.