Intercompreensão e jogos digitais e desplugados

MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Detalhes

Descrição

A intercompreensão é uma abordagem plural que promove a comunicação entre línguas aparentadas — como o francês, o espanhol, o italiano e o português —, incentivando cada falante a compreender a língua do outro, mesmo sem conhecê-la. Este e-book apresenta duas sequências didáticas plurilíngues elaboradas para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa. O material busca integrar o trabalho com as línguas românicas ao currículo, estimulando a leitura, a reflexão e o desenvolvimento de habilidades linguísticas e interculturais por meio de jogos plurilíngues — digitais e desplugados.

INTERCOMPREENSÃO E JOGOS DIGITAIS E DESPLUGADOS

Equipe

ANDREIA SALES

Andreia Sales de Freitas possui graduação em Letras – Língua Portuguesa (2016) e em Letras – Francês (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É especialista em Português e Matemática em uma perspectiva transdisciplinar pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Mestra em Inovação em Tecnologia Educacional (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). Atua como professora de Língua Portuguesa na rede pública e possui experiência no ensino de Língua Francesa na rede privada. Tem interesse nas áreas de ensino de línguas, metodologias ativas, jogos na educação, intercompreensão em línguas românicas e tecnologias aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem.

Selma Alas

Selma Alas Martins é doutora em Educação pela Faculdade de Educação- Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa pós-doutoral na Université de Lyon 2, França. É professora permanente do programa de Pós-graduação em Inovações em Tecnologia Educacionais- PPgITE/UFRN. Foi Professora de Língua Francesa de 1995-2018- DLLEM/UFRN. Dentre as atividades acadêmicas e científicas tem-se dedicado à área da Educação, Linguagens e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas educativas com tecnologias digitais, estratégias de ensino e aprendizagem, intercompreensão de línguas românicas, metodologias ativas e formação de professores. É integrante do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Ensino e Tecnologias Educacionais (LENTEDU)- IMD/UFRN.