MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Link para o TCC - https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51265
Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com foco na criação de um jogo de Role-Playing Game (RPG) para o ensino da temática do Porrajmos — o genocídio cigano promovido pelos nazistas no século XX. Intitulado A Última Canção de Birkenau, o jogo foi elaborado com base no paradigma do Design Science Research (DSR), com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da habilidade EF09HI13 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionada à compreensão dos regimes totalitários e práticas de extermínio. A pesquisa envolveu levantamento bibliográfico sobre estudos ciganos e sobre o uso pedagógico de RPGs, e resultou em um produto educacional composto por livro do jogador, livro do professor, cartas de personagens e um site.
A Última Canção de Birkenau é um jogo de RPG educacional ambientado no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, voltado para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. O jogo convida os participantes a interpretarem personagens ciganos fictícios que tentam sobreviver e escapar das atrocidades cometidas durante o Holocausto. Através da mecânica do RPG, os estudantes são instigados a refletir sobre as experiências dos ciganos e suas culturas, bem como sobre os horrores do nazismo. O jogo foi planejado para ser aplicado em até três aulas e proporciona uma experiência imersiva, colaborativa, criativa e sensível à diversidade étnico-cultural.
O livro do jogador apresenta as regras, ambientação histórica e narrativas necessárias para que os estudantes possam jogar A Última Canção de Birkenau. Nele, são introduzidos os conceitos de RPG, o contexto do Porrajmos e informações essenciais sobre os povos ciganos. O material fornece instruções detalhadas sobre como interpretar os personagens, interagir com o cenário, lançar dados e tomar decisões dentro do jogo. Seu conteúdo é acessível, com linguagem adaptada ao público jovem, promovendo a aprendizagem histórica por meio do engajamento lúdico.
O livro do professor funciona como um manual do mestre do jogo. Ele traz orientações didáticas sobre como conduzir a atividade em sala de aula, incluindo descrições dos cenários, instruções sobre como aplicar as mecânicas do jogo, sugestões de mediação pedagógica e formas de avaliar a participação dos alunos. Além disso, contextualiza o jogo dentro do currículo escolar e propõe conexões com outras áreas do conhecimento, promovendo uma abordagem interdisciplinar e sensível à diversidade étnica e histórica.
Mestre em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/IMD/UFRN)
Orientador
Co-orientadora