Este Guia Didático foi elaborado como produto técnico da dissertação de mestrado intitulada "Aprendizagem Baseada em Problemas como estratégia para desenvolver as habilidades de comunicação e colaboração na Educação a Distância", do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). Realizada pela discente Bianca Josefa Ribeiro de Oliveira, sob orientação da Professora Drª Apuena Vieira Gomes.
Com base no ciclo de aprendizagem proposto pela ABP planejou-se as ações necessárias para estimular o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração em todos os momentos do ciclo, que incluem a apresentação do cenário do problema, o estudo autônomo e a análise final para conclusão e resolução do problema. Para facilitar a compreensão da organização desses momentos, o guia explora a aplicação da metodologia ao longo de três semanas da disciplina, com a indicação das atividades realizadas em grupo, fóruns de discussão e encontros síncronos por webconferência, que estabeleceram um elevado nível de comunicação e colaboração entre os participantes.
O material também apresenta a estrutura de criação do problema, o problema utilizado, sugestões de livros e sites, além das referências bibliográficas utilizadas.
Espera-se que este guia sirva como uma ferramenta inspiradora e prática para que outros professores e tutores implementem metodologias ativas, como a ABP, em suas práticas de ensino e aprendizagem na modalidade EAD, possibilitando novas experiências a seus alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo.