SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA A COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DO JOGO FREE FIRE

MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Link para o TCC - https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58448

Apresentação

O presente Guia Didático é fruto da pesquisa de mestrado intitulada A efetividade dos jogos digitais no ensino de idiomas: o uso do jogo Free Fire para a comunicação em língua espanhola, do Programa de Pós-Graduação em Inovações Tecnologicas Educacionais (PPgITE) do Instituto Metrópole Digital (IMD), pertencente a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), produzida pelo professor Tálison Sadrak de Oliveira, sob orientação da Professora Doutora Arlete dos Santos Petry e coorientação da Professora Doutora Izabel Souza do Nascimento A investigação foi aplicada em uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Natal/RN.

Sequências Didáticas para a comunicação em Língua Espanhola por meio do jogo Free Fire

Neste Guia você encontrará uma sequência didática de 7 aulas, que trabalham conteúdos gramaticais e lexicais, junto a práticas de comunicação orais e escritas, usando o jogo Free Fire como objeto de aprendizagem no ensino de língua espanhola, com foco nos atos comunicativos nos chats orais online.

A finalidade deste Guia Didático é auxiliar o docente de língua espanhola na realização de aulas mais lúdicas e inovadoras para a comunicação em situações reais, onde o estudante atue como protagonista de sua aprendizagem, de forma ativa, reflexiva e crítica.

O material pode ser usado nas aulas de espanhol ou adaptados a aulas de outros idiomas, podendo ser utilizado com discentes de diferentes níveis de conhecimento, contribuindo para aprimorar a capacidade de escuta e fala, a desenvoltura de pronúncia, a aquisição de léxico, e servindo para revisão de conteúdos e para promover o trabalho colaborativo.

Guia Didático

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Referências - Leituras Complementares

ALMEIDA, E. G. de. Jogos virtuais no ensino de língua espanhola. Minas Gerais. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, vol. 2, n. 1, 2009, p. 22-25

AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Gabinete Técnico da Plátano Editora. 1.ª Edição PT-467-Jan de 2003.

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Lingo4you GbR. Lingolia, 2015. Conteúdos escolares para alunos e professores, Disponível em: https://espanol.lingolia.com/es/gramatica/verbos/imperativo/ejercicios

MEJÍA MOROCHO, M.; RON DARQUEA, J. A. Interacción comunicacional de jóvenes en el videojuego móvil Free Fire: análisis realizado en Guajaló-Zona Sur de Quito. Revista de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación, v. 8, n. 16, p. 337-355, 10 nov. 2021.

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VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.

Equipe

Tálison Sadrak de Oliveira

ORIENTANDO: Mestre em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Ensino da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Grafuação com licenciatura em Letras - habilitação em Língua Espanhola pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Professor Permanente da Rede estadual de Ensino do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

Arlete dos Santos Petry

ORIENTADORA: Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2010) tendo pesquisado os temas Jogo, Autoria, Produção de Conhecimento e Jogos Digitais. Mestra em Educação e graduada em Bacharel em Psicologia ambas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005/1985). Pós-Doutorado em University of Toronto (2015) e Pós-Doutorado em Universidade de São Paulo (2015). Atua como professora adjunta do Departamento de Artes da UFRN na área de Arte/Educação e professora permanente de dois Programas de Mestrado: o ProfArtes no Departamento de Artes e o Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais no Instituto Metrópole Digital da UFRN.

Izabel Souza do Nascimento

COORIENTADORA: Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora associada II de Língua e Linguística em língua espanhola da UFRN. Coordena a formação de professores de língua espanhola do Instituto Ágora da UFRN, coordena o PIBID língua espanhola(CAPES), e o Idiomas sem Fronteiras( UFRN-ANDIFES)