Abordagem STEAM para o ensino de Geometria

MESTRADO PROFISSIONAL EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Link para o TCC - https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58708

Apresentação

Este material didático é destinado a professores de Matemática que buscam orientações de práticas pedagógicas envolvendo a abordagem STEAM em Geometria no Ensino Médio. Ele é um produto educacional resultante de uma pesquisa de mestrado por título “A abordagem STEAM no desenvolvimento de habilidades de geometria no Ensino Médio” do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) do Instituto Metrópole Digital (IMD) pertencente a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) produzido pela professora Roberia Silva da Penha Lourenço, sob orientação do Professor Doutor Dennys Leite Maia. Aqui não há uma receita infalível que os estudantes seguirão para obter todos os conhecimentos que precisam para a vida. Mas você terá acesso a orientações pedagógicas quanto a aplicação da abordagem STEAM em Geometria para o Ensino Médio no contexto de uma situação real com o intuito de lhe ajudar ou inspirar em inovar em suas aulas. Lembrando que há a necessidade de leituras complementares que serão aqui sugeridas.

Abordagem STEAM para o ensino de Geometria

Este material didático é um produto técnico em formato de guia para orientar professores de Matemática na aplicação da abordagem STEAM em Geometria no Ensino Médio. Neste material há orientações a partir de uma prática investigativa e criativa sobre o combate da proliferação de pombos no âmbito escolar.


Disponível: Guia didático

Guia didático

 Faça o download do PDF aqui!

Referências - Leituras complementares

BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Penso Editora, 2020.

BENDER, Willian. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

MAIA, Dennys; CARVALHO, Rodolfo; APPELT, Veridiana. Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 49, p. 68-88, 2021.

SANDERS, Mark. STEM, STEM education, STEM mania. The Technology Teacher, v. 68, n. 4, p. 20–26, 2009.

Equipe

Roberia Silva da Penha Lourenço

Mestra em Inovação em Tecnologias Educacionais do PPgITE (UFRN - 2024). Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - 2018). Graduada em Matemática Licenciatura (UFRN - 2014) com MEDALHA DE MÉRITO ACADÊMICO e graduada em Bacharelado em Tecnologia da Informação - BTI (UFRN - 2019). Técnica em Informática (IFRN - 2010). Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte e do Município de Natal.

Dennys Leite Maia

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Educação e Pedagogo pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD), atuante no curso Técnico em Tecnologia da Informação (TTI), no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), na área de conhecimento Informática Educacional, no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), em que é coordenador, e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED). É líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GIIfE) da UFRN, onde coordena a Plataforma Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA - obama.imd.ufrn.br).